quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Chuchas!



É verdade...cá em casa fazemos colecções de chuchas! Vou comprando e comprando e comprando, até algum dia a princesa pegar nalguma. Será que esse dia vai chegar? Não que seja apologista do uso da chucha, mas ela ficava muito mais tranquila e sossegadinha. E a minha cabeça agradecia. De noite tem sido uma tortura. Não sei se será por estar doentinha, mas ela já dormia umas boas horinhas seguidas. Deitava-a pelas 00h30 e ela acordava sempre pelas 6h. Mamava um bocadinho na maminha e pelas 7h já estava de novo na caminha. E depois só acordava pelas 12h. Agora?! agora é um castigo para adormecer. Tem sido todos os dias à 1h30. Depois acorda às......... 4h! Será possível?! Depois para voltar a adormecer é outro problema. Adormece ao meu colo, mas assim que a tento voltar a meter na cama ela dá logo por isso e abre logo a pestana e começa de novo numa agitação. Lá volto eu a embalá-la... e volto a tentar colocá-la na cama e....... OUTRA VEZ!!!! OH NÃO!! E voltamos ao mesmo. Só mesmo quando já está podreeeeeeeeee de sono é que a consigo deitar, mas tem de ser tudo muito devagarinho. Com a chucha talvez ficasse mais calminha não?
Mas também a começámos a deitar no berço agora... porque até aos 4 meses dormiu na alcofa. Será também por isso?? Se for é melhor que ela dê estas noites agora do que daqui a um mês e meio quando regressar ao trabalho (aquilo já é um INFERNO de trabalhar lá...então se for morta de sono pior ainda...rezo para não perder a paciência e não mandar a minha patroa - diga-se de passagem BRUXA - para algum sítio menos apropriado) .
E assim vão sendo as noites cá em casa. Tenho lido que para que os bebés se habituem a ficar na cama e adormecerem sozinhos devemos deixá-los chorar... berrar mesmo! Mas custa-me tanto ouvi-la assim, ainda mais agora doentinha...não... não o vou fazer! Prefiro andar feita zombie, mais o papá!

Aceitam-se sugestões LOL!

21 comentários:

Unknown disse...

Agora até me ri. A Inês tem cinco dessas chuchas e mais uma quantas. Tabém eu lhe comprei chuchas de todo o tipo, das mais estranhas às mais normais e nada. Até hoje não quer a chupeta.
Quanto a dormir, às vezes parece que a cama tem picos!! Com a Inês fui mais prática do que com o João, dormia comigo e mamava quando queria. Foi a meneira de dormirmod toods. Agora já não mama e já dorme na cama dela a noite quase toda. Este método também teve algumas coisas más: o papá tinha de ir dormir para outra cama a maior parte das vezes e ela habitou-se a chuchar na mama. Foi com a introdução do biberão antes de dormir que ela começou a dormir melhor.
Segue o teu instinto e não, não a deixes na cama a chorar, eu também não faria isso.
Espero ter ajudado,
beijinhos.

Mar disse...

Bem, as nossas Leonores são iguaizinhas!!!

E não te quero desanimar mas a minha tem quase 16 meses e continua a adormecer ao colo. Antes também era um sacrifício para a deitar e ela ficar, acordava logo; agora já fica quase sempre à primeira.

Eu também acho que com a chucha se tornava mais fácil, mas a minha também nunca aceitou.

Já tentámos vários métodos para a adormecer na cama e um deles consistiu em deixá-la chorar. Custou-me um pouco, mas o pai queria insistir dizendo que era melhor para ela e para mim também...mas ela enervou-se a tal ponto que depois foi um sacrifício para a acalmar. Resultado: nunca mais a deixámos chorar; e eu continuo a adormecê-la ao colo até as minhas costas não aguentarem...e já faltou mais.

Bjks e boas sonecas.

Anônimo disse...

A Sara só começou a usar a chucha a partir dos tres meses até aqui nunca tinha gostado, mas depois de eu ir insistido foi começando a pegar nela, mas só para adormecer. Quando está a dormir ela larga-a.
Beijinhos

Anônimo disse...

Queres a opinião da tua tia? Então aqui vai, por mais que te digam que não o deves fazer, fá-lo, deixa-a a chorar, porque ela acaba por se calar, leva pelo menos 3 dias e o volume e o tempo de choro vão diminuindo.
Eu sei do que falo, porque o teu primo como também não gostava de chucha, adorava que o embalassemos e cantassemos ao mesmo tempo uma canção lindérrima que por acaso era uma das preferidas do teu pai em pequenino "A Sra. do Almortão" canção da terra da tua bisavó paterna.
Pois foi minha cara, também me custou imenso, no 1º e 2º dias bem queria ir eu a correr embalá-lo para ele se calar, mas ao 3º dia foi de vez, nunca mais chorou e olha que ele era muito manhoso como ainda o é.
Beijinhos da tia que vos ADORA.

klaudinha disse...

A Maria também não há meio de querer a xuxa e temos assim muuiiiitttaass como vocês!! lol lol
Sabes... a minha mãe é assim da opinião da tua tia! Mas eu por agora... não dispenso o rornronar dela a adormecer no meu colinho!! mas é certo que quando a deito no berço volta da 1h ela adormece sozinha!! Vá se lá saber como pensam estes nossos filhos!! lol lol

beijocas

Mãe das Marias disse...

Também nunca consegui (nem consigo) deixar a minha a chorar... A minha sempre adormeceu ao colo e mesmo usando chucha, por vezes acordava qd a deitava a cama.Eu andava de rasos, mas oas 5 meses comecei a adormecê-la deitada ao meu lado e resutou! Ela pode estar a estranhar a mudança de berço, elas sentem essas coisas! Ou então é um pulo de crescimento e ela precisa de mais leitinho...

Quanto à chucha, havia dias e noites que pedia a Deus para ela não gostar... é que é muito cansativo levantar-me meia dúzia de vezes por noite, e ir ao quarto dela, para ir pôr-lhe a chucha.

Enfim, cada uma de nós com as suas queixas ;)

A tua Leonor é uma boneca linda!!!

beijos***

Anônimo disse...

Não a deixes a chorar, coitadinha da nossa bebézinha. Não gosto nada quando ela chora...Tem paciência com ela como a tua mami teve contigo !!! Beijinhos ás Princesas da minha vida, Mami

Um pedaço de azul... um BloGui diferente disse...

Ui... o Gui só queria uma xuxa.. a que lhe deram da maternidade e mais nenhuma. Ainda por cima era uma que a Chicco já não fabricava... vimo-nos aflitos para encontrar uma parecida...
Pode ser que ajude: na maternidade o Gui não queria a chupta que levei, então a pediatra que o assistiu disse que ele queria uma maior! Demos-lhe então aquelka da maternidade e era para 18 meses. A partir desse momento nunca mais a largou... tenta, pode ser que ajude.

P.s - Não é verdadeira a teoria do deixar chorar... sabes que já li em alguns livros e depois confirmei com algumas "amigas" de blogs... que o bebé deixa de chorar, leia-se berrar, porque desiste de pedir ajuda... é muito triste. Eu nunca fiz isso. E até aos 5 meses e meio andava, assim também, zombie... chegava a deixar cair a cabeça por cima da cabecita do Gui e adormecia um segundo... era tortura... mas ainda agora, com 11 meses, não consigo ouvi-lo chorar... porque se ele chora é por alguma coisa. É a forma como eles comunicam... conheces a linguagem a http://www.dunstanbaby.com/

também me ajudou muito...
bom, espero ter ajudado.
bjs

Adriana disse...

Sua princesa é linda demais!
Minha bebê também tem várias chupetas, mas quer sempre a mesma.
Quantos meses tem a sua? a minha só pegou a chupeta com quase 5 meses.
Quanto ao sono, não posso te ajudar, a minha adormece sozinha no berço. Ela dorme no quartinho dela desde que nasceu, e temos uma rotina...banho, mamadeira e cama, largo ela sonolenta e ela dorme.
Depois que passar o dodói acho que pode deixar ela chorar um pouquinho no berço, fique perto dela, converse, cante, faça carinho...até que ela adormeça, no começo vai ser custoso, mas com o tempo ela se acostuma.
Tomara que eu tenha ajudado.
Boa sorte!!
beijinhos

Cátia e Gabriela disse...

Oi linda! Antes de mais quero agradecer a visitinha e a força...ontem estava mesmo chateada e aborrecida com esta história dos kilitos a mais, mas a verdade é que olhamos para as nossas princesas e passa tudo! Hoje já estou mais animada! :)
Tens uma Leonor lindaaaa...que olhos!Parabéns...vamos passar a ser visita assídua! Em relação à chucha,a Gabriela só pegou nela com um mês quase e foi na daAvent...foi por acaso, vinha de oferta com o esterilizador! Acho que essa não tens,pelo menos na foto não me pareceu.Lol...realmente a chucha é um descanso,eu também não era grande apologista,mas que é uma grande ajuda...não haja dúvidas! :)

Unknown disse...

O meu também não pegava na chucha até ir para o infantário, agora gosta, apesar de não usar muito! Também tem algumas e eu costumo dizer-lhe a brincar que ele é rico porque tem muitas chuchas e fraldas! Adora a fralda e assim que fica com sono pede-a logo :)
Beijinhos

Ana Princesa disse...

E aí devem estar umas que a tia ofereceu!

É uma princesa essa bebé!

**

Sofia e Beatriz disse...

A minha Bia sempre gostou da chucha...e ainda bem!
Mas claro que tem os seus contras (tal como diz a Mãe da Tiz), sempre que a chuca cai, elas acordam...lol´
Espero que as vossas noites fiquem mais calmas!
Beijocas ****

Sónia disse...

Aqui em casa não há chuchas.. A Maria nunca gostou e não insisti... desforra-se no dedo...
A tua bebé é linda e esses olhos minha nossa!!! Parabéns!!!
As melhoras da pequenina!
beijocas

Mafalda disse...

A Constança sempre gostou de chucha(só as da avent) para adormecer mas depois deita-a fora e durante o dia só se estiver um pouco rabujenta, tirando isso não liga muito.
Sempre dormiu na sua caminha desde o mês e sempre adormeceu sozinha, deitamo-la na cama com a chucha e a fraldinha que ela gosta de agarrar e ela adormece sozinha por volta das 21h e só reclama pela chucha lá para as 5h ou 6h e só acorda para comer às 7h ou 7h30m.
Foi difícil habituá-la à cama dela, por vezes estávamos mais tempo para ela adormecer do que o tempo que ela dormia e de dia para dia ia sendo cada vez melhor.
Para começar podias colocá-la na cama dela ficar ao pé dela ir tentando a chucha, falar com ela fazer umas festinhas colocar uma caixinha de música a tocar e pode ser que ela se vá habituando.
Deixar a chorar também acho que não era capaz.
Beijinhos felizes

disse...

ola.desde ja bemvinda ao mundo dos blogs,afinal ainda nao vai assim ha muito nao é?!parabens pela filhota lindisssima que voces teem,tem uns olhinhos,é uma fofura ja se vê.a minha filhota desde que nasceu até aos quatro meses que adormecia so,por vezes a noite tinha de a embalar porque acordava varias vezes e diziam m que era os medos da noite que teem os bebes.mas aos quatro meses que a mudei da alcofa para a cama e ai nunca mais adormeceu sozinha.comecei entao a adormece la ao colo,quase smepre depois da maminha.hoje tem 16 meses e adormece comigo.nao no colo mas sim na minha cama ou entao no sofa na hora da sesta.ja me disseram que eu estava a ser manipulada pela minha filha...eu faço como quero e como acho que deve ser.ninguem tem o direito de te dizer que fazes mal ou bem.se nao te sentes capaz de a deixar chorar entao nunca o faças,segue o teu instinto de mae que é sempre o melhor.aqui nao ha obrigaçoes e regras,o bebe tem tempo de crescer e veras que aos tres ou seis anos nao vai querer o colo da mae para nanar!isto é apenas a minha opiniao de mae e de ama;beijinhos grandes.

Anônimo disse...

Estou plenamente de acordo com a mamã do Gui que defende que quando o bebé deixa de chorar, é porque desiste de pedir ajuda...Fiquei enternecida com esta frase tua, mãe do Gui, pois o chorar, o rir, o palrar....são as únicas formas de comunicação que eles possuem para nos darem a entender o seu estado de espírito e no caso de choro convulsivo, temos que ter sensibilidade para perceber que não se encontram felizes nesse momento ou porque querem a nossa atenção, ou porque sentem qualquer dorzita ou seja o que for que não sabemos mas que não é bom naquele momento para eles e se estiver ao nosso alcance não prolongar esse momento mau, porque não o fazer ? Os bébés não são autónomos, precisam de mimos e cuidados constantes e é agora que há que mimá-los pois isso é muito importante para a vida no futuro. Eu sempre mimei muito a Princesa-Mor (a mamã da Princesinha Leonor)e não me arrependo disso pois ela cresceu feliz, claro que dentro de regras e principios que ela sempre respeitou e seguiu sendo hoje uma SUPER-MÃE. AMO-VOS, Mami

Anônimo disse...

AH!!! Já me esquecia Nocas, o Pai Natal que costuma ir a casa da vovó Clara diz que como te tens portado muito bem, já tem lá um dos presentes que tu pediste na tua cartinha (eu e a mamã sabemos qual é mas não te dizemos já). Diz à Mamã para dizer aos outros avós que já não é preciso pedirem esse presente ao Pai Natal que costuma ir a casa deles. Um beijinho grande meu amor! Vovó Clara

Gasparzinha disse...

Infelizmente n te posso ajudar pois a minha filha esta muito mal habituada, dorme na cama grande!! Há uma semana q ando a deita-la na cama dela q esta no meu quarto, mas se começa a chorar muito pego nela e ponho-a na minha cama, pois n vou deixa-la chorar desalmadamente, pois já deixei uma vez e n adiantou nada, ainda é pior pq esperta e fica ainda mais excitada e ainda custa mais voltar a dormir.

Beijinhos

Sonia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sonia disse...

Ao Henrique não adiantou de nada a chucha, depois de 2/3 meses a tentar que ele pegasse na chucha e de ter comprado quase todas as variedades de chuchas... ele não acalmou... Chorava horas seguidas todas as noites e CLARO que eu nunca o deixei a chorar deitado sozinho na cama dele... Não deixes a tua princesa a chorar, dá-lhe miminhos, ela agradece agora e tu vais agradecer mais tarde.... O henrique sempre recebeu muito mimo, e agora retribui está sempre agarrado a mim a dar beijinhos e é muito bom....