sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Algumas novidades

Bem... faz tanto tempo que aqui não escrevo que parece que perdi o jeito para a coisa. Nem sei por onde começar. São tantas as coisas novas que a Leonor já faz e diz que muitas delas ficaram perdidas no tempo. Uma pena mesmo.
Uma das novidades mais recente é que a menina crescida cá do sítio, aos 25 meses já nao usa fralda de dia. Começei o desfralde há cerca de 4 semanas... depois do fim da escolinha. Pensava eu que iria ser uma tarefa árdua, mas até nem tem sido muito. Obviamente lá vão acontecendo alguns descuidos, mas já tem noção de quando está aflita. Na sesta... voilá!!! Sem fraldinha, pois foi quase automático... Acorda seca há quase três semanas.

Fala pelos cotovelos!! Ou melhor... ela não sabe estar calada. Nem QUIETA! É uma verdadeira pulga atómica. A adaptação à creche não correu muito bem. Os 6 meses do meu contrato foram quase uma tortura para ela... nunca vi a minha filha tão zen como ali. Zen até demais. Não falava, não brincava.... e para quem a conhece... não, ela não é assim. É precisamente o oposto. Mas aprendeu a comer sozinha. Linda menina. Mas na escolinha comia tudo sozinha... sopa, 2º prato e fruta. Em casa só mesmo o 2º prato é que é brindado com umas colheradas. Fruta sólida??? nem vê-la... tudo passado AINDA... sim AINDA! Eu tento...se tento... mas ela não quer nada com a comida. Nunca vi criança com tão pouca vontade de comer. E tão pouco prazer em comer. Não gosta de experimentar quase nada. Quase... porque frutos secos são um belo petisco para ela...e pipocas... e batatas fritas... e "Geuádo" - gelado ... e "cotáte" - chocolate. Agora frutinha que é bom, manda-me comer a mim. "A mamã papa... Nônore não qué".

Desde os 22 meses que já nomeias e identificas muitas cores. Da tua salinha, eras a que sabia melhor. Ahhhh papás babados!!! O "amaiélo", o "jule", o "bêde", o "encanáno", o "góda" - rosa, o "banco",o "pêto", o "bâiâia" - este de díficil tradução é o laranja, e o "goxo".

Agora já não vai para a escolinha pois o contrato da mamã terminou... a não entrada de crianças no colégio ditou a não renovação do mesmo. Com muita pena minha. Pena porque será dificil encontrar um colégio onde nos tratem bem. A todos os níveis. Pena porque sei que para o ano seria melhor para a Leonor. Pena porque queria estar a trabalhar. Por isso mamãs...se no colégio dos vossos filhotes precisarem... estou disponível ;-)

O papá lá continua naquela ilha muitoooo longe de nós. À espera de voltar a estar connosco. À espera de não ter esperar até ao Natal. Enquanto isso vai vendo os progressos da sua mais que tudo através deste maravilhoso mundo que é a Internet. (pena que esteja tão, mas tãoooo, mas mesmo tãoooo lentinha e a comunicação não seja das melhores).
Canta com ela, faz-lhe caretas e ela a ele, batem palminhas quando ela faz xixi ou cocó, ela faz-lhe festinhas para ele não ficar triste, dá-lhe beijinhos na tela do computador, mostra-lhe os brinquedos... e também ela espera para estar com ele ao vivo e a cores.

E eu tinha tanta mas tanta coisa nova e gira para contar, mas lá está... não se escreve logo, depois as novidades novas fazem com que as outras fiquem mais esquecidas.

Diz muiiiiiiiiiita coisa, já faz muita companhia a minha pirosa. Pirosa porque adora ganchos, elásticos, bandoletes, pulseiras, colares e tudo e tudo e tudo...e malinhas cor de rosa...daquelas pirosas mesmo. Mesmo à gaja portanto.

Ahhhh, andou uns dias fascinada com o seu pipi... Dizia que tinha uma "pí- inha"...e que a mãe também tinha uma... vá lá acertou no papá. (conversas apanhadas na casa de banho da escola só pode) Lá tive eu de ter uma conversa com a criança... Ok filha... mamã = menina = pipi... Leonor = menina = pipi... papá = menino = pilinha. (aquelas conversas que eu pensava que iria ter mais para a frente)... Ok filha e a avó? é menina ou menino?? Leonor: "Menina".... ok... e tem um pipi ou uma pilinha? PÍ - INHA! Mais para a frente falamos mais sobre o assunto, apesar de agora já não estar tão baralhada,.. já sabe que tem um pipi portanto.

E assim de repente não me lembro de muito mais para dizer... umas fotozitas caíam bem... nos próximos dias, hoje não me apetece.

21 comentários:

efilipe disse...

Já está mesmo crescida e é pena isso de ela já não ir para o colégio porque parecia ser bom para ela. Mas enfim, a vida é assim.

Desejos de muitas felicidades.

patricia disse...

wow its so nice to hear some news from you and your beautiful little girl...

Patrícia Teodoro disse...

Gostei de saber novidades vossas....olha a ver se nos vemos um dia destes para colocar as catraias juntas...se souber de algo eu digo-te. Um grende beijinho

Sofia disse...

Tanta novidade!
Já tinha saudades vossas :)
Cheguei a dar os parabéns à Nôno? Acho que não, sorry. Parabéns nônô!
Bjocas

A menor casa da rua. disse...

"A Menor Casa Da Rua", um blog com dicas e muito mais para os pequenos moradores, confira:
amenorcasadarua.blogspot.com

Aline disse...

Que bom que voltaram. Pensei que nos tivessem abandonado! Na creche do Martim, grande parte das educadoras esta(va) com estágios profissionais. Pq não tentas a tua sorte? Mas Algarve não, pois não? Se mudares de ideias, diz-me alguma coisa que conheço bem a directora. Boa sorte.
Beijinhos

Meu Sonho de Bebê disse...

Olá amei suas fotos parabéns.. linda de que cidade vc é? vc doa as roupinhas da sua filha para alguém? se não doa... vc não pretende doar?
aguardo sua resposta...beijus

Lipa disse...

Que bom saber novidades vossas! Beijocas

Sílvia disse...

Tantas novidades! A tua Leonor deve estar um amor. Crescem tão depressa as nossas meninas...
Um beijinho grande e volta mais vezes:))

Claudia disse...

Oi, que bom saber novidades vossas, já tinhamos saudades, pois claro:)!!!
O desfralde do Gabriel, está a começar mas ainda vamos a meio gás, o bacio ainda é um brinquedo para ele, mas vamos aos poucos!!

Beijocas, Claudia e Gabriel

disse...

pelos vistos a nonore esta um amor como sempre foi,pena a escolinha ter acabado porque tambem no dia em que la regressar vai ter de fazer nova adaptaçao...
espero que encontres um trabalhinho rapidinho.
beijinhos grandes.

Maria disse...

Bom saber de vós! Há quanto tempo! Amiga, desejo que tudo se resolva rapidamente na vossa vida para viveres feliz como mereces. Um beijinho apertado, espero que voltes depressa!

Catarina disse...

Não estava à espera de novidades assim tão tristes do teu lado, uma pena esse contrato não ter continuado..Força, que algo bom há-de aparecer novamente..
Bjs nossos

Maria José disse...

Ena tanta novidade, gostei de saber que estão bem
bjokas grandes

Inov+ disse...

Tantas novidades e eu com tantas saudades de te ler ...


Que bom que regressas-te !!

Visita o meu novo blog, tenho miminhos para ti :)

sara dias disse...

Olá,

estou viciada no blog da pequena "comichosa", sempre que tenho opurtunidade venho cá espreitar. Acho mesmo que é uma sorte ter um mamã com este talento. Um beijo grande com,saudades.

Sara da ilha muito muito longe

Rosario Andrade disse...

Ola!
Andei a procura do teu email mas nao consegui encontrar.
Vi este post a procurar educadores de infancia e lembrei-me de ti...
Espero que tudo esteja bem com voces e que tudo corra bem.
Boa sorte!

Rosario Andrade disse...

Ups... esqueci-me do link:
<a href="http://nomundodascriancas.blogspot.com/2010/09/cantinho-de-emprego-lisboa-sintra.html>Mind Lab Portugal selecciona (m/f) educadores de infância</a>

Bjicos para voces

© ●•TéTé £ XαVιєя•● disse...

Olá querida, como estão vocês? Já vi que cortaste o cabelo e que a Leonor cada dia (como não sei) está mais LINDA!!!

Parabéns pelo desfralde, que a carteira agradece ;o)

Gostei do ‘pulga atómica’ rsrsrs ^_^ é sinal de saúde!

É mesmo de lamentar todas as mudanças que originam a tua falta de trabalho, essencialmente, pela nova adaptação que a Leonor terá que ter se precisar de volta à escola :o/

Nem calculo a vossa dor, pelo afastamento físico… a internet ajuda mas depois de ‘desligar’ ainda deve doer mais :o(
Que passe rápido!

As coisas que eles absorvem, principalmente as que não devem, deixam-nos boquiabertas, não é?

Espero que continuem bem, na companhia uma da outra!

Beijos ♥
Tété & Xavier

Rute disse...

Olá, gostei de saber novidades vocês. Crescem num instante e é uma fase muito bonita. Parabéns também pelo desfralde :)
Vais ver que o tempo vai passar a correr e quando deres conta estão os três de novo juntinhos :)
Beijocas

aNa disse...

Adorei as novidades (com excepção de nao te terem renovado o contrato)... :(
Temos saudades...eu tb ja nao escrevo no blog há seculos!...
Se tiver novidades para ti apito!... :)
BEIJINHOS miúda(s) gira!!!