quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Da Leonor...

Ora bem... a Leonor já não tem febre... o que por si já é uma boa notícia. A rouquidão permanece, mas já muito menos... até porque a rouquidão deu lugar à tosse... e à expectoração.
O meu dia de anos foi passado com duas limpezas de vomitado... Lucky me!
Ela nunca foi boa de comer...sempre foi complicado dar-lhe o leite (até porque nunca puxou na tetina... estão todas "assassinadas" para que o leite lhe escorra para a boca)... a sopa nunca come mais que uns 170 ml... (aqueles copinhos das sopas blédimamã) - e é quando come.
Estes últimos dias têm sido uma angústia para a alimentar. Se por um lado devo insistir porque ela é pequenina para a idade, por outro não o queria fazer porque posso estar a fazer com que rejeite a hora da refeição... E depois com isto da laringite ainda piorou mais... Chora para comer desde o ínicio... e eu faço mil e um malabarismos para que coma tranquilamente... Lá metemos o panda e ela vai comendo... mas ao fim de umas colheres começa a virar a cara e a fazer um "bolo" enorme na boca... Tosse... vomita tudo... Hoje foi o leite de manha, e o iogurte a meio da manha... tudo fora! ... não sei que fazer... se não lhe dou comida, perde peso.... se lhe dou, tosse e vomita... perde peso na mesma!
O que fiz hoje (almoço e jantar) foi dar cerca de metade da sopa que costuma comer, e a frutinha (que às vezes nem uma peça inteira come). Não vomitou. Mas já me estou a preparar para daqui a uns meses quando a voltar a pesar, ela estar com o peso ainda mais baixo. Pais sofrem.

33 comentários:

Unknown disse...

sofremos e pior quando não comem e o que comem vomitam.
A Leonor teve casos desses e que passaram a muito graves!por isso, liquidos para cima, água c/ acucar, iorgurtes liquidos sumos d fruta...inventem...c/ palhinhas, chapeus de enfeitar copos...
e se ela grd quantidade vomita, dá metade como deste agora...mais vale pouco e segurar do que muito e rejeitar...e dás mais vezes ao dia.
é complicado sabemos bem, mas faz parte amiga.
beijos grds e rápidas melhoras

Sandra disse...

conheço o teu sofrimento, o meu tb nunca foi de boa boca, mas graças a Deus essa do vomitar nunca fez! Nunca foi apreciador de fruta, mas este Verão experimentou manga e adorou, a banana e a pera tb vai comendo, mas laranja tem de ser em sumo e a maça triturada. De resto vai comendo, sei que devia comer mais, mas ele vai comendo e sem birras , por isso acho que se insistisse era pior. Nunca ia traumatizar o meu filho para que ele coma à pressão, como já presenciei em primas minhas!

Eles são como são, não há uma criança igual à outra. Uns magros e outros gordos!

Vais ver que a tua Leonor vai-lhe passar esta fase e começar a comer melhor.

Animo!

Susana disse...

Olá minha querida mamã aperta o coração quando elas deixam de comer a tua menina sempre foi complicada assim então coitadinha
Aqui por casa qd a pequena andou doente tb deixou de comer o que nos valeu foi o panda e o avô cantigas lol
vais ver que é uma fase não demora muito tá ai a comer este mundo e aquele lol
beijos com carinho as melhoras

Sofia disse...

Olá :)
Não sei se estás a pedir opinião, mas eu dou à mesma: nunca se deve insistir quando eles não querem comer.
Come menos, mas vai comendo e isso é que interessa. Tambem está no P.50 em altura, por isso não acho que esteja a desenvolver-se mal...O peso é mais baixo? Paciência. O Miguel também tem um P. baixo de peso em comparação com a altura, mas vai crescendo e vai comendo sem grandes insistências. Já me mentalizei que vai ser sempre fuinhas.
Também diz-me lá, a quem é que a princesa tem a sair gordinha? Ah pois é.
Deves oferecer sim, mas não insistir. Quando te dói a garganta queres comer? Não, não é?
Dá-lhe liquidos para a manteres hidratada, isso é o mais importante, principalmente com febre.
E o leite há crianças que não gostam muito, o meu não bebe leite de manhã, só papa e mesmo assim não é grande boca de manhã. Ao contrário de mim, que até bacon e ovos consigo comer ao pequeno-alomoço, LOL
Espero ter ajudado. Relaxa.
Bjinhos

Anônimo disse...

Oh...que angustia...vais ver que melhora. Nao tarda ja nao tem essa chatisse e ja volta a comer normalmente que apesar de pouco, comia. *

Diana Vasco disse...

Antes demais minha querida: Parabéns atrasados!!! Sou uma desnaturada, eu sei, mas nunca com intenção de magoar! Aliás, sei bem que tens bom coração e hás-de perdoar aqui a grávida que mais parece um ovo kinder! =) Desejo tudo de bom para a tua vida. Uma vida longa e feliz, muito feliz!

Agora em relação á Leonor, devo dizer-te que a Beatriz esteve assim não faz muito tempo, e ninguém sabia mto bem o que era. No enatanto tmb não comia quase nada e o pouco que comia vomitava sempre, sempre, sempre! Resultado: insistia imenso com ela ao inicio até porque nela percebe-se logo quando está mais magra, e como tmb é piquinita mais ainda. Com o tempo (e isto levou cerca de 15 dias), fui deixando de insistir, fomos ao médico, fizeram-lhe análises e tudo bem c ela. Havia vários cenários possiveis, ser dos dentes, ser uma gastro que só se revela a nível de vómitos, mas enfim, nada de certezas. Ela tinha a garganta inflamada e isso tmb não ajudava a comer, porque causa dor. Na semana passada rompeu o dente de cima. =) Entretanto com o tempo foi recuperando o paetite e hoje come lindamente. Agora, o que foi?! Ninguém sabe muito bem...
Quero dizer-te que compreendo bem essa angústia de não ver a Leonor a comer, ter medo que desça ainda mais de percentil (a minha nessa fase desceu o 25 para o 5, mas a verdade é que temos de controlar os nossos receios e pensar que são fases, que eles tmb rejeitam as coisas tal como nós, e que podem mesmo estar a sofrer com algo. Vai dando aos bocadinhos a comida, e nessa fase nem lhe dava sempre sopa, preferia dar-lhe iogurte, que assi ia comendo melhor, mas nem sempre. Tu és mãe dela, és tu que cuidas dela,que a conheces melhor, que estudas os seus comportamentos, e por isso e por todo o amor que sentes por ela, estou certa de que farás sempre o melhor. Mas vais ver que é uma fase, má é certo, mas vai passar!

Beijinhos, querida, e muita força, ok?!

***

Anabela Conceição disse...

Olá,
Pois, deve ser mesmo complicado.
Mas eu se fosse a ti não insistia nesta fase em que ela ainda não está a 100%. Mas isto é a minha opinião, que nem filhos tenho:)
As melhoras para ela... Vais ver que esta fase passa :)))
Bjs

Sofia disse...

Oh querida fala com o doutor sobre a alimentação, para ela não ter problemas mais tarde como a anemia...
Boa sorte!

Beijinho

Mafalda disse...

A minha também anda assim, hoje devo ir ao médico.
Vai-lhe dando aos poucos, mais vale pouco que nada.
Beijinhos

Atelier Entre Fitas disse...

O Gabriel está nos mesmos percentis que a Leonor, quer em altura quer em peso, por isso compreendo-te perfeitamente essa angústia... por isso quando entrei neste mundo da blogesfera foi um alivio tremendo saber que afinal isto são fases e não sou a única...eu ao principio insistia muito ao ponto de dar um grito e ele ficar assustado, depois desse terrivel momento, nunca mais insisti, pois muitas vezes vomitava...entao é preferivel comer pouco e ficar lá, e ir comendo mais vezes ao dia e acima de tudo beber muitos liquidos...

É engraçado como este nova pequenada, só "relaxa" (pouquinho) com pandas e avô cantigas..ehehehe

As rápidas melhoras e muita paciência (eu sei que é facil falar...mas é mesmo respirar fundo)

Catarina disse...

Oie,
Bem já não tem febre, já é bom sinal. Quanto aos vómitos, raramente tive esse problema excepto quando eram gastros. É aflitivo ver os nossos filhos doentes, mas acho que não deves insistir muito. E dá-lhe aquilo que ela quer. O meu caso é um pouco diferente mas durante as gastros do Tomás, a única coisa que comia eram madalenas. Não comia mais nada, dava-lhe muita água e só comia madalenas. Podes tentar dar à Leonor (se ela gostar) fruta cozida. Pode ser que se vá alimentando assim, mas acho que deves deixá-la decidir da sua refeição nesta fase. Quase de certeza que é uma fase. Como a Leonor deve ter a garganta ainda inflamada deve ser mais complicado para ela comer comida quente. E com a tosse deita para fora. Acho que não deves insistir muito.
As melhoras da tua princesinha...
Beijinhos, força e coragem..
Catarina
Nota: nós mães babamo-nos muito! Nunca pensei, mas é verdade :)

Ana Robin disse...

Olá mamã,
:( se sofremos. E dps existe aquela sensação de incapacidade de não podermos fazer nada. Os vomitos não serão agora por estar com expectoração? Dá bastantes liquidos e se poderes faz "fuminhos" (aerossois) pois ajuda a expectoração a sair. Pelo menos com o Afonso resulta e acalma a tosse.
Beijinhos
Ana

EM disse...

Olá!
Os vomitos podem ser por ter expectoração presa na garganta.
Experimenta colocares soro antes de comer. E se começar a tossir dá-lhe água para que engula a expectoração. Com o meu, isto ajuda! Beijinhos e as melhoras

Unknown disse...

Olá querida mamã, sintomo-nos tão impotentes quando estão doentes.E acho que tambem ficamos nós doentes quando não comem sabendo nós que temos bebés de baixo peso, quando a Maria esteve doente eu dava-lhe bolachinhas, pão, iogurtes, bastante chazinho para não desidratar e durante 4 dias foi só o que comeu não queria mais nada. As melhoras rapidas da princesinha bailarina e muitos miminhos para vocês.

Diogo Miguel disse...

Pois eu percebo o teu desespero querida, mas nesta fase a Leonor deve ter dificuldade em comer por causa da garganta...talvez coisas mais frescas e líquidas...experimenta dar-lhe um geladinho ao lanche...tipo do Epá!! Vais ver q ela come...e pode ser q atrás disso vá mais qq coisa! Bjo. Paula e Diogo.

Manuela disse...

Olá, a minha Leonor teve laringite à pouco tempo e também tem baixo peso (está abaixo do percentil 5), por isso sei bem o que sentes. Quando ela estava mais doentinha não insisti com a comida e substitui uma das refeições principais por papa. Não só ela gosta mais, como não lhe arranhava a garganta e é mais difícil dela vomitar. Para além dos iogurtes, que ela gosta bastante, também lhe dava umas sobremesas (para bebé) de bolacha e leite. Passada a fase má, a semana seguinte parecia um pequeno alarve a comer. Ela já esteve doentinha várias vezes e é sempre assim. Quando está doente não come, depois o apetite aumenta. Mas é sempre angustiante para nós. As melhoras da tua Leonor.

Maria disse...

E eis que tocas aqui no ponto mais sensível para mim: a alimentação. Tu sabes como isto sempre foi um verdadeiro calcanhar de Aquiles. E quando ela está doente, eu até tremo, porque vai perder todas as graminhas preciosas que levou meses a ganhar!
Sei tão bem como te sentes. Já lhe deste cereais (estrelitas, chocapic) para comer sem leite? A minha adora!
Tenta não te preocupares (falar é fácil), não está na tua mão. E o meu pediatra recomenda para não insistirmos demasiado: se elas não comem, é por não termos todos a mesma necessidade de nutrientes.
AS melhoras dela, beijinhinhos para vocês e parabéns ao Luís!

Kátya disse...

Linda linda tem calma, vai tentando dar lhe ao pouco durante o dia, passa tudo, que mais te posso dizer, graças a deus nunca tive nessa situaçao, sim graças deus, mas se tivesse estava tao desesperada como tu. Tenta fazer macacas a hora da refeiçao, mete-lhe bonecos. Olha linda sinceramente nao sei, so posso desejar as melhoras para ela.
Ha e muitos PARABENS. Pois somos gemeas na idade.
bjs e as melhoras

Unknown disse...

Coitadinha da Leonor. Se ela gosta de fruta, porque não dás mais? Sempre tem vitaminas que a ajudam a recuperar... O que o Pediatra acha disso?
As melhoras. Beijinhos grandes.

Liliana disse...

Tens que ter paciência, eu com o Rodrigo era exactamente igual e ainda é assim ás vezes...
Então quando fica doente da garganta ainda pior, é normal tirar-lhe o apetite...

Tens que insistir tentado diverti-la enquanto come, cá em casa o Rodrigo era a ver fotos na máquina fotográfica...

Mesmo que vá comendo pouco ao menos é alguma coisa que vai para dentro..

Mil beijinhos grandes e as melhoras...

katia disse...

Olá Inês, já vimos que a Leonor está a fazer-se difícil para comer..mas há-de ser só uma fase, ainda bem que já está melhor ;) tínhamos-te deixado os parabéns aqui e ao Luís mas não deves ter visto.. Mais uma vez "parabéns a vocês", e beijinhos para todos e um em especial para a Leonor..
Dos primos Daniel e Cátia
Beijinhos grandes

Ana Costa disse...

As melhoras da tua princesa....

Que essa angústia passe depressa :)

beijocas

Ana disse...

Olá mamã! É dificil ver as nossas princesas assim, a Bea na semana passada, por causa da garganta, tb andava a comer mal. Eu sou apologista de não insistir mto, depois enervas-te tu, ela chora ainda é pior. Mais vale dar mais vezes ao dia pouca quantidade. Vais ver que dai a nada está normal. beijoca

Ziza disse...

ola mama!

Olha axo ke so te posso dizer uma coisa.
Eu ate aos 3 anos era o verdadeiro pisco para a comida... recusava tudo e mais alguma coisa...

A minha mae foi muito aflita comigo para o pedriatra pk estava a perder mto peso...

Sabes o ke ele disse à minha mae e à minha avo???

O minhas senhoras voces ja viram alguma criança morrer de fome com comida à disposicao???

n se preocupem ke ela se tiver fome come...

Agora sou aquilo a ke se chama um excelente garfo!!!
Amo comer!!!

A mãe do kiko disse...

Oh mamã, a semana passada o kiko começava a tossir e vomitava o que tinha comido. O pior é que ele é franzino (apesar de comer bastante bem) e não passa dos 9kg e picos.
Jitos e as melhoras

Tita disse...

bem, que chatice... eu bem sei o que isso é desde a bronquiolite. o que eu fazia era substituir as refeições por leitinho ou papinha, que a maria sempre come melhor.
também cheguei a fazer refeições de iogurte com bolacha e fruta misturada.

espero que a tua pequenina melhore e muitos muitos parabéns

bjs

Tita disse...

ah é verdade. a minha filhota fez fisioterapia respiratória q é óptimo para a expectoração. é um melhorar a olhos vistos. chama-se cinésioterapia. carote mas vale a pena todos os tostões.
bjs

Velu disse...

Olá mamã, imagino a tua preocupação, mas tem calma, se a Leonor não quer comer não insistas, dá-lhe só o que ela quiser pois é melhor ficar pouco do que nenhum, tenta dar as coisas morninhas e muitos liquidos, quanto ao leite o meu Ricardo de manhã não quer o leite em biberão, só na papa.
As melhoras da leonor e uma beijoca grande para ti que precisas, mãe sofre!

Mami/Sogrinha disse...

PARABÉNS AO MEU GENRINHO QUE FEZ ANINHOS ONTEM DIA 15, QUE SEJA MUITO FELIZ E CONTINUE A FAZER AS MINHAS MENINAS FELIZES! BEIJINHOS DA SOGRINHA

Maria José disse...

Pelo menos o pior já passou amiga
continuação das melhoras
bjokas

Patricia disse...

Como eu te entendo!!!
A MAriana também não anda a comer nada de jeito, como pudeste ler no meu blog... temos de ter muitas paciência e uma boa dose de calma.
Ainda bem que nos temos umas às outras para trocar ideias.

Beijinhos de melhoras
Patricia e Mariana

Susana disse...

Olá, Mamã!

Já tentou fazer farinha de pau (de carne ou peixe) e açorda?? Normalmente os bébés adoram, pelo menos o meu filho devora.
Tem imensas receitas no seguinte blog,
http://solangeburri.blogspot.com/
Espero que resulte!!
Bom fim de semana!
Bjs,

Rute disse...

As melhoras para a tua bebé

Beijinhos