terça-feira, 26 de maio de 2009

Coração apertadinho...


Posted by Picasa
Coração apertadinho...é como está o meu... Nunca vi uma criança ter tanta consultas como a minha filha... em 10 meses de vida já é o 4º ecocardiograma que fazes... um sopro diz a pediatra...bolas mas é preciso tanto exame! Ontem... consulta de anestesiologia....Hoje novo ecocardiograma...e sexta...sexta! Sexta acho que não vou aguentar ver a minha princesa levar anestesia para fazer um timpanograma... Tinham-me dito que seria melhor marcar este exame para antes do 1º ano de vida para que não tivesse de levar anestesia... e foi o que fiz...mas ontem o médico disse que era melhor levar...explicou-me o que ia acontecer...e que como todas as cirurgias acarreta sempre riscos... não gostei de ouvir aquilo...odeiei mesmo! Podem pensar...xiiiii que exagero! Mas é como me sinto...preocupada! Vai-me custar ver a minha princesa a adormecer sem eu poder fazer nada... e acho que os 20/30 minutos que demora o exame me vão parecer uma eternidade...só descanso quando vir a minha princesa acordada de novo e com a mesma energia de sempre! É o que dá ter nascido com baixo peso...exames para aqui, para acoli... Nunca mais vejo o dia em que finalmente terás alta do hospital! (sim...ainda não teve)
Mamãs... os vossos filhos fizeram este exame? Como correu, contem-me tudo... pois este meu coração está aqui mais esmifradinho que uvas esborrachadas!

57 comentários:

Um pedaço de azul... um BloGui diferente disse...

Querida, vim deixar-te um desafio e um miminho e deparo-me com este post :-(...
Fico tão triste... compreendo-te tão bem.
Sabes, o Gui fez taaaaaantos exames depois de nascer, entre o 1º e o 2º mês de vida, que eu pensei que não ía aguentar... eletrocardiogramas, ligado a máquinas, ecos, enfim... há exames dos quais já nem me recordo o nome, mas sei que eu chorava a toda a hora. Hoje já lá vai o meu coração anda mais aliviado... apesar de estarmos a aguardar uma cirurgia que vai necessitar também de anestesia geral... isso deixa-me de rastos... não sei as consequências nem os efeitos no Gui.
Tens de ter muita calma e coragem, pois tudo há-de correr bem... já viste como a tua princesa irradia luz?! Ela veio para ser feliz... e se é preciso para o bem dela, FORÇA, MUITA FORÇA... um dia ela nem se lembrará...
Estou sem mais palavras, não sei como te ajudar...
Se precisares liga, sabes o meu número.
beijos e força

Andreia disse...

Costumo acompanar o teu blog e adoro ver a vossa alegria.
Neste momento tenho o meu coração apertadinho a pensar na tua angústia e tristeza mas tens de ser forte, tens de fazer tudo tudo para que a tua menina continue alegre e brincalhona... Vais ver que esse exame vai passar rápido e logo logo terão a alta tão desejada.

Beijinhos Andreia e Tomás

Ana Robin disse...

Olá mamã, fiquei com o coração apertado ao ler o teu post...como te compreendo, qd o assunto é os nossos filhos ficamos assim.
Mas vai correr tudo bem!
Beijinhos
Ana

Anabela Conceição disse...

Olá
Em relação ao exame não te posso ajudar, pq não sei o que é, mas apesar de não ser Mãe compreendo a tua angústia.
Espero do fundo do coração que corra tudo bem. Sexta feira estarei a torcer por vocês.
Beijinho grande

Sofia disse...

Não te posso ajudar em relação ao exame, mas posso dar-te um grande beijinho de força. Ser mãe é também e sobretudo isto: estas preocupações que nos consomem, é estar lá quando é preciso, dar a mão, consolar...Por isso: muita força amiga, estamos aqui a torcer pela princesa :)
Bjinhos

Maria disse...

Olá, minha querida!
Com que coração apertadinho fiquei eu agora! Que tristeza, que confusão de sentimentos, sinto em cada uma das palavras que escreves!
Em relação à tua pergunta, não conheço ninguém que tenha feito esse exame. Será mesmo preciso? Achas que a Leonor poderá ter problemas auditivos?
Tenho duas amigas que tiveram filhas gémeas prematuras e que nunca fizeram esse exame! Será necessário já???? Desculpa tantas perguntas, mas dada a complexidade da anestesia, não sei se arriscava ou não. Não será excesso de zelo?
A Leonor só nasceu com mais 300 gr que a tua Leonor.
Desculpa, uma vez mais, mas só quis tentar ajudar e espero não ter causado mais perturbação. Um beijinho MUITO apertadinho para vocês!!!Vai correr tudo bem!

Mafalda disse...

calma, tudo vai correr bem! pensamento positivo! claro que deves ter o coração pequenino, apertado de tanta preocupação, mas pensa que estaremos todas aqui a torcer por vocês e que a tua princesa acordará ainda mais reguila, bem disposta e cheia de energia do que já é! :)
um beijinho muito grande e FORÇA***

Mar disse...

Compreendo perfeitamente o que estás a sentir. A Leonor nunca fez esse esses exames mas já foi operada duas vezes e consequentemente levou duas anestesias. O meu coração tb ficou apertadinho mas correu sp tudo bem. Por isso, ânimo que vai correr tudo bem...

Bjs

Cátia disse...

Querida, até fico angustiada de ver essa angústia, mas vai correr bem! Vais ver que sim! Força!!!
Bejinhos

Marlene, Simão e Martim disse...

Olá mamã,
Acho que desde o teste positivo que ficamos com o nosso coração mais apertadinho. Um filho dá imensas alegrias mas traz muitas preocupações. Em relação ao exame não te posso ajudar porque desconheço.
Mas vai correr tudo bem.
Um grande beijinho.

Diogo Miguel disse...

Olá Inês...poça, realmente...e tanto exame é por causa do baixo peso???!!! Bolas!!! Não te posso ajudar...não sei como é o exame! Mas vai correr tudo bem, vais ver! Bem, nesta foto a tua princeza está com uns olhos de "matar"...lindos! Bjooo. Paula e Diogo.

Kátya disse...

Minha queria em certa parte compreendo os teus sentimentos, embora a minha pipoca nao tenha feito esse exame (ainda nao foi necessario)tambem tem um sopro e uma arteria que vai do coraçao para o pulmao ainda aberta(foi assim que me explicaram)andamos sempre em cuidados, e olha o baixo peso as vezes nao quer dizer nada e minha pipoca nasceu com um bom peso e tambem tem certo problemas.
A unica coisa que te posso dizer e para teres calma que vai correr tudo muito bem. Vais ver, vai acordar bem e esboçar o enorme sorriso para aliviar a mama.
beijos

Maria Vicente disse...

Minha querida mamã e amiga vai correr tudo bem. A anestesia nesta fase é excelente. Confia nos médicos e em Deus.
Tudo de bom para voces.

Mamã Su disse...

Querida mamã, que angústia sinto nas tuas palavras. Nenhuma mamã fica com o seu coraçãozinho descansado quando sabe o seu bebé vai passar por uma situação menos confortável. Minha querida, a minha Madalena já fez um timpanograma mas não levou anestesia. As otites de repetição que fazia levaram-me a consultar um especialista que mandou fazer o dito exame, que consistia em inserir uma sonda no ouvido que imite alguns sons enquanto uma máquina regista (tipo electrocardiograma) os picos sentidos pelo tímpano. O exame foi rápido (embora a máquina fosse do século passado, fazia o registo ainda com uma caneta, muito pouca electrónica). Sei que nunca encaramos uma anestesia de ânimo leve, mas vais ver que tudo correrá bem e a tua princesa vai superar este exame sem qualquer problema e/ou mazela. Deixamos-te aqui toda a energia positiva de que possas precisar. Força, vai correr tudo muito bem, e não tarda nada a pequena Leonor vai ter e "alta hospitalar" que tanto desejas. Um grande beijinho

Unknown disse...

Que corra tudo bem amiga. Percebo a tua preocupação.
Beijinhos grandes para essa menina linda.

Ana Raquel disse...

Só te poderei dizer para teres mt calma e confiares...
A tua bebe irá ficar optima dp do exame e vai te encher de miminhos.
É tão dificil passarmos por tudo isto sem podermos "saltar" pó lugar deles e passarmos nós pelas situações.
Bjinhos e tudo irá correr mt bem

Maria disse...

Só pode correr bem:)))
Relaxa...vai correr tudo BEM:)

Mil Beijinhos*********************************

Anônimo disse...

Filhota tentei saber mais sobre esse exame que a nossa bébé vai fazer e fui sem querer parar ao blogue "gotinhasdeluz.blogs.sapo.pt/48607.html" que logo no início faz uma abordagem a esse nível. Quem sabe se não podes tirar dúvidas com essa mamã que já tem experiência.... Sossega o teu coração porque Deus é grande, beijinhos aos três, Mami

Carla Zenóglio de Oliveira disse...

Oh minha querida, vai correr tudo bem!
Nunca tive esse exame, mas já vivi situações de desespero total com o meu pequeno (internamento de 1 mes com risco permanente)...Para esquecer.
Eu sei que tudo vai passar bem depressinha...e ela está tão linda na foto...
Coragem!

carmo pinto disse...

a minha Barbara tb nasceu com baixo peso ,mas felizmente não teve riscos a nivel de coração /outros.simplesmente teve de ser seguida em otorrinos ,e por um ortopedista devido aos pés terem crescido tortos derivado há posição dela em tod a gravidez,no qual tudo se resolveu graças a DEUS
e vais ver que a tua menina tb vai ser corajosa e tu tb ,deve ser complicado passar por situações desse genero...só que passa por elas é que sabe dar o verdadeiro valor,mas vou torcer por vocês!
jito

Euzinha... disse...

Oi minha linda,

Vai correr tudo bem, tenho a certeza! Um beijinho grande para uma grande mas muito aflita mãe neste momento...
Jokinhas

Carla disse...

imagino a tua preocupaçao se fosse comigo era igual, sou mt mae galinha, o meu menio tb nasceu com 2720 e nao fez exame nenhum, esse exame de k falas é para o que exactamente?????bjs e mt força

Gasparzinha disse...

Não é exagero nenhum e é bastante normal que te sintas assim, mas tens de ser forte, e tu pensas, pois falar é fácil a realidade é bem diferente, é verdade, mas num momento destes perder a calma n vai ajudar.

Envio-te daqui um xi-coração bem apertadinho e um beijinho muito grande nas bochechas lindas da tua filhota.

Estamos com voces.

Beijinhos

Olga disse...

ohhhhhh :( tadinha...vai correr tudo bem e o teu coração vai aguentar, mamã!Que tudo corra bem!Beijinhos

Sofia e Beatriz disse...

Óh Inês, imagino a tua angustia. Elas são o bem mais precisoa para nós! Mas se isso for para o bem dela, lá terá de ser!
Tens de ser forte.
Uma Grande Beijoca Nossa!

Adriana disse...

Oh minha linda vais ver que tudo vai correr bem.
Força!
Bj mt grande ;) Coragem!

Unknown disse...

Bolas pah!!! eu a pensar que ia ler coisas giraças como sempre e deparo-me com uma tristeza em voçês:(
Não sei que dizer amiga, mas força por favor.
beijinho grande para voçês.

Rute disse...

Querida Mãmã,
quanto ao exame não te posso ajudar, pois felizmente o Martim sempre foi um bébé saudável.
Mas tens de ser forte e acreditar que vai correr tudo bem e que logo, logo vais ter a tua linda princesa nos braços a fazer as suas graçinhas.
Vou pensar em voçês e incluir-vos nas minhas orações.
Beijinhos grandes

A mãe do kiko disse...

Oh mamã, ao ler o teu blog tb fiquei preocupada com a tua princesinha ;-(
O kikinho nunca fez nenhum desses exames, por isso nessa matéria não te posso ajudar. Como eu te compreendo, exames atrás de exames, médicos atrás de médicos, etc etc...
Mamã espero que td corra pelo melhor e vai dando notícias!!!
beijinhos

Patrícia Teodoro disse...

Olha eu ja fiz esse exame duas vezes com os miudos prematuros lá da casa e não custou nada alias é muito melhor com eles a dormir pois com eles acordados é o pânico.. acordam como de um soninho tranquilo fosse. beijinhos e boa sorte

Margarida disse...

Querid, pela primeira vez senti tristeza nas tuas palavras. Tu que nos habituaste sempre a uma boa disposição ENORME e a um positivismo tão grande. Não te deixes ir a baixo!! Felizmente não passei por nada disso. Mas sei o quanto cutsa pela 1.ª e unica experiencia que tive de internamento dela no hospital há pouco tempo..
Temos que ser fortes porque eles precisam de nós e de sentir que estamos ali a protegê-los! Fora querida, tudo vai correr bem!!
beijocas

aNa disse...

AMIGA...
vais ver que tudo vai correr bem!! :)*
Pensamento positivo!! :)*
ENERGIA POSITIVA!!!
Estamos aqui para ajudar e apoiar! :)*
Alguma coisa liga-me a qq hora!
Vais ver que ela nao tarda está ai cheia de vida e rir e brincar!! :)*
Muitos beijinhos

Mamã disse...

Olá querida mamã! Como te compreendo... a Ju também já fez tantos exames, pois quando nasceu esteve na incubadora, que também sinto que ainda não teve alta do hospital. O mês passado fez um exame aos rins, puseram-lhe um cateter, mas não encontravam veias. Ela chorava, eu chorava... O exame demorou 45 minutos e eu estive sempre ao lado dela de coração apertadinho.
Tem coragem! A Leonor é uma princesinha linda e vai tudo correr mt bem. Agora já têm o papá bem pertinho para dar muitos miminhos...
Beijinhos!

Ana Princesa disse...

Miga força, vai correr tudo bem!

Um beijão cheio de coragem! Muita energia positivaa deste lado!
Já sabes no que vos puder ajudar, LIGA_ME!

Beijos grandes

Cristina disse...

Apenas sei que tem haver com os ouvidos .. Mas lê isto aqui ..
http://gotinhasdeluz.blogs.sapo.pt/48607.html?mode=reply

Nunca te esqueças de que cada caso é um caso, e que tens que ter muita força para que a tua bebe veja que a mãe é uma mulher forte !
Estás no meu pensamento..
Bjs

AnA disse...

Que carinha mai linda! Querida mamã a tua preocupação não é despropositada, porque a saúde deles está em primeiro lugar! Quanto aos exames que falas , desconheço não podendo assim deixar aqui o meu testemunho! Mas às vezes ajuda recorrer a outros médicos para saber a sua opinião! Desejo-te toda a força do mundo ! Menos mal que tens o teu príncipe perto! beijo grande e vais ver que tudo correrá bem!

Sandra disse...

Oh amiga,

só hoje vi o teu post ... :(

Quero deixar um beijinho cheio de coragem.
Eu não conheço o exame.

Mas entendo bem amiga, a tua angústia ... somos mães.

Vai correr tudo bem com a linda princesa Leonor. Vai correr.

Um abraço apertadinho

Maria José disse...

amiga vai tudo correr bem, pensamento positivo, fiquei com o coração apertadinho, vocês são tão felizes e compreendo a tua angustia, mas Força
bjokas

Mãe das Marias disse...

Minha linda, tb me deixaste o coração apertado, ao ler estas palavras e ver os fantásticos olhos azuis da tua princesa.
O coração dela é lindo e não vai ter nada, de certeza!
O timpanograma não é um exame aos ouvidos? Para que é que é preciso? Vai correr td bem de certeza. Deus é grande e vai estar lá de mãos dadas convoosco.

Mil beijos e muita força***

Catarina disse...

Olá Inês,
Tenho andado atarefada, e só agora é que vi o teu post..
Tens tido muita força até agora e de certeza que terás muita força na sexta-feira.
Em relação ao sopro da Leonor espero que feche rapidamente...
No que diz respeito ao timpanograma, não sabia que era preciso anestesia, mas se calhar é o melhor para a Leonor, assim ela não sente nem se mexe, nem chora na altura do exame. Hoje em dia, as novas tecnologias ajudam muito, e se o médico quer fazer esses exames todos, acho melhor ires fazendo ("Mais vale prevenir do que remediar"). Eu sei o que custa ver o seu filho/filha ligado a máquinas, e fios, etc...O Tomás já fez vários exames (ECG, eco, Rx..), e não é fácil nem para nós nem para eles. Mas tens que ter força, manter a calma e não mostrar a tua ansiedade à Leonor. Os bebes percebem-nos mais do que nós pensamos, e isso não seria bom para a tua princesa. Pensarei me vocês na sexta-feira, e espero que corre tudo bem. Se precisares de algo, podes contar comigo, basta telefonares.
Beijinhos grandes para vocês os três.
Catarina

mamã da princesa disse...

Olá Mamã!
Deves estar numa angustia terrível... mas se é para o bem dela...
A minha M. teve muitas otites seguidas e tivemos de procurar um especialista que lhe mandou fazer um timpanograma... mas não tivemos tempo de o marcar pois mais otites se seguiram e procuramos o mestre dos mestres ( e não mais teve otites!) que desvalorizou o exame nesta situação, como tal não o fez... mas pelo que pode perceber era um exame relativamente simples em que tinha que estar ao meu colo o mais sossegada possível e seria como descreveu a Mamã Su, nem sabia que havia com anestesia!
Tem fé que tudo vai correr bem e a princesinha vai acordar muito bem disposta.
Tudo de bom para vocês e espero que a "alta hospitalar" venha rápido.

Ainda bem que o papá está cá para se apoiarem.

Beijinhos e coragem

Unknown disse...

Ola mamã , a tua linda filhota esta maravilhosa nesta foto como em todas as outras mas pronto. Espero que o exame da pequena princezinha corra bem , não consigo perceber porque tanta coisa pois a minha filha tb nasceu com baixo peso e ainda hoje nao tem percentil de peso 10m e uns modestos 6,5kg e teve logo alta, e a minha pediatra nunca me mandou fazer nada dessas coisas e ela até é bastante zelosa, andou a fazer até aos 6m ecografias ás ancas porque nasceu com displasia da anca por prematuridade no hospital nao detectaram nada mas ela deu logo conta aos 6 dias da princezinha. Boa sorte vou torcer e rezar por voces na 6ªfeira para que seja muito rapido e para que revele tudo na normalidade. Bjokas

Unknown disse...

Oh minha querida.. Nem sei que te diga.. Muitos beijitos e força. Ficamos a torcer para que tudo passe rapidamente.

mamã disse...

Querida mamã, como te entendo...o Gabriel fez á pouco tempo um exame auditivo não sei ao certo o nome, mas também puseram o nino a dormir.
Nós não sabiamos como é que ia ser feito o exame e demos com dois estagiários, um deles disse "meta isto na boca do bebé para ele dormir"- fiquei doida, claro que não ia fazer isso, o papá mandou chamar o médico responsável e ele é que nos explicou que tinha de ser assim, que aquilo para o bebé tomar era um indutor de sono para se conseguir fazer o exame e que não tinha mal nenhum. A verdade é que me custou muito ver o meu menino ali a dormir "à força" mas foi rápido e no fim do exame ele acordou ainda com soninho mas muito bem disposto.
Realmente é no que dá nascer com baixo peso o nino também passa a vida a fazer exames, nesse mesmo dia fez outro ás transfontanelas, graças a Deus tanto um como outro não revelaram nada fora do normal está tudo bem com o Gabriel e vai ser assim com a linda Leonor vais ver. Também ainda não tivemos alta do hospital, no dia 12 o nino vai fazer mais um ecocardiograma, os nossos bebés dão nos as maiores alegrias e os maiores apertos não é???
Enfim vai tudo correr bem com a Leonor, quando deres conta já está feito, eu sei que custa muito mas tenta não pensar muito no assunto. Não sei mais o que dizer para te ajudar...
Muitos beijinhos e muita confiança!!!

Tita disse...

é só para deixar um beijinho grande para as duas. vai correr tudo bem. a minha filhota nasceu com baixo peso (2170kg) mas foi antes do tempo e o ecocardiograma foi feito ainda na barriga e não acusou nada. vais ver q a tua filhota vai acordar cheia de fome e com vontade de brincar. bjs enormes e muita força

Anônimo disse...

Querida Ines,
O teu desespero é completamente justificado. Ser mãe é isso mesmo, sentir todas as dores dos nossos pequenos, mas multiplicado pelos nosso medos e pelas nossas interpretações culturais.
Eu comprendo o que estas a passar pois como sabes, a Jazz também foi diagnosticada com um sopro no coração. Na sequencia, o sopro era afinal um defeito do septo ventricular. Assim, não só ela teve de fazer milhentos exames e análises, mas teve de ser operada ao coração.

O que te posso dizer para te sossegar, é que na perspectiva de um bebé, primeiro, ela não está com medo. Segundo, ainda que o exame envolva algum dor ou desconforto, porque o cérebro de um bebe desta idade ainda não está completamente desenvolvido, dez minutos depois ela não se lembrará de nada! Terceiro, a Jazz não é diferente de um bebé que não levou anestesia geral...
Tenta saber acerca da experiencia dos médicos que vão realizar o exame. E sobretudo, tenta que a Leonor não perceba o teu nervosismo e o teu medo. Eu sei que é difícil mas tenta... leva música e brinquedos a que ela esteja habituada para ela não sentir tanto a diferença.
vai correr tudo bem. Nós aqui estaremos a pensar em voces e a fazer muita força para que tudo passe depressinha!
Tem coragem e força pela tua pequenina!
Beijicos grandes

Carla disse...

ah, eles aqui tb fazem um exame nao sei é se é igual, o meu nao fez na altura ainda nao faziam mas a minha prima a menina dela faz 3 anos este ano e ja fez um exame para ver se tinha algum problema auditivo, mas nao sei se é o mesmo. FORÇAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA VAI TUDO CORRER BEM BJS

Sandra disse...

Vais ver que tudo vai correr bem!

Um grande beijinho!

Uma vida (im)perfeita!!! disse...

Olá minha querida.
Vais ver que vai correr tudo bem. Eu sei que custa muito ver ali os nossos tesourinhos e não podermos fazer nada, mas vais ver que quando acordar a princesa Leonor vai estar óptima.
beijinhos para as duas e muita força,
Carla

Dany disse...

Vai correr tudo bem...Tenha certeza!
Estamos por aqui enviando força e energia!
Beijo

Anônimo disse...

Vinha visitar-te e ver a cara laroca da Leonor e encontro este post tão triste, como mãe imagino que podia ser comigo e sinto igualmente a tua dor. Não te posso ajudar na tua pergunta o pimpolho apenas fez algumas analises de sangue e radiografia até hoje e essas já me custaram imenso. Tens que ser forte e pensar que é para o bem dela e esperar que não lhe custe nada a ela. Muitas beijocas e força para vocês

Anônimo disse...

oh amiga, espero que corra tudo bem, que ela é tão pequenina...
Muita muita força e as melhoras!
bjinhos

Paula Oliveira disse...

Amiga não te sei acalmar o teu coraçãozinho preocupado de mãe porque não sei do que se trata sequer esse exame... mas vai correr tudo bem... e pensa que esse exame por«de ajudar a teres a alta que tanto esperas!! Beijinhos grandes e força... muita Força... eu e a Sofia estamos aqui a rezar... a fazer figas... por ti e pela tua Leonor!
Beijos grandes

Mafalda disse...

Vais ver que vai correr tudo bem,boa sorte ;)
Beijinhos

Dulce disse...

Olá miga, não sabia destes exames da Leonor... Não te tenho "chateado" para aproveitares o in love...
Vai tudo correr bem , vais ver. Deus está contigo e se precisares de algo já sabes que estou aqui.
Depois ligo-te para saber como foi.
Força miga.
Beijocas Grandes!

Estrela Cadente disse...

Olá mamã!Não desesperes! Vai correr tudo bem! A Leonor é uma valentona!
A minha filha também tinha um sopro no coração, e passou-lhe com 1 ano de idade.
Muita força!!!Beijinhos.

mamã pintinha disse...

minha querida eu nao passei por isso,mas desejo muita força para ti e para a tua menina.

um abraço bem apertadinho